Susã na Bíblia. Significado e Versículos sobre Susã
Cidade situada sobre um afluente do Coaspes (Kerkhah) – mais tarde foi chamada Sus ou Shush, e Susa em grego. Foi, primitivamente, a capital de Elão, província da Pérsia, sendo a residência usual dos monarcas persas (Neemias 1.1; Ester 2.3; Daniel 8.2).
Significado do nome: Susã, lírio; rosa; alegria
Foi aqui que Daniel teve a visão do carneiro e do bode (Daniel 8) – e também foi neste lugar que Dario Histaspes publicou o seu decreto, ordenando a reedificação do templo de Jerusalém. Em reconhecimento deste fato chamaram os judeus à porta oriental do templo a porta de Susã, tendo também mandado fazer uma pintura daquela cidade nessa parte do edifício.
Também em Susã realizou Dario aquela esplêndida festa descrita em Ester (1.6).
Susã – Dicionário Bíblico de Smith
Susã (um lírio) diz-se que recebeu seu nome da abundância do lírio (shushan ou shushanah) em suas proximidades. Era originalmente a capital do país chamado nas Escrituras de Elão, e pelos escritores clássicos de Susis ou Susiana.
Na época de Daniel, Susã estava na posse dos babilônios, para os quais o Elão provavelmente havia passado na divisão do império assírio feita por Ciaxares e Nabopolassar. (Daniel 8.2) A conquista da Babilônia por Ciro transferiu Susã para o domínio persa; e não demorou muito para que os príncipes aquemênidas decidissem fazer dela a capital de todo o seu império e o principal lugar de sua própria residência.
Segundo alguns escritores, a mudança foi feita por Ciro; segundo outros, ela já havia ocorrido, de qualquer forma, antes da morte de Cambises; mas, segundo as evidências do próprio local e dos demais monumentos aquemênidas, parece mais provável que a transferência tenha sido de fato obra de Dario, filho de Histaspes. Neemias residiu ali (Neemias 1.1).
Susã estava situada às margens do Ulai, ou Choaspes. Identifica-se com a moderna Sus ou Shush; suas ruínas têm cerca de três milhas (aproximadamente 4,8 quilômetros) de circunferência.
(Ali foram encontrados os restos do grande palácio construído por Dario, pai de Xerxes, no qual, e nos edifícios ao redor, se passaram as cenas registradas na vida de Ester. O grande salão central tinha 343 pés (cerca de 104,5 metros) de comprimento por 244 pés (cerca de 74,4 metros) de largura.
A porta do rei, diz Schaff, onde Mardoqueu se sentava, “era provavelmente um salão de 100 pés (cerca de 30,5 metros) quadrados, a 150 pés (cerca de 45,7 metros) do pórtico norte. Entre esses dois lugares ficava provavelmente o pátio interno, onde Ester se apresentou diante do rei.”)
Susã – Enciclopédia Internacional da Bíblia Padrão
Shoo’-shan (shushan; Susã): 1. Posição, Etimologia e Formas do Nome: Esta cidade, a Susu ou Susã dos babilônios, e o nativo (elamita) Susun, é a moderna Shush (Sus), no sudoeste da Pérsia, uma série de montes de ruínas às margens do rio Kerkha. As etimologias antigas (“cidade dos lírios” ou “dos cavalos”) provavelmente não têm valor, pois seria de esperar antes uma etimologia na língua do próprio lugar.
Sayce, portanto, liga o nome a sassa, que significa “antigo”, apontando para um sentido como “a velha” cidade. Ela é mencionada com frequência nas inscrições babilônicas do terceiro milênio a.C., sendo expressa pelos caracteres da deusa Ishtar e de “cedro”, o que sugere que era considerada o local do “bosque divino” (veja o item 5, abaixo).
Em época posterior, os assírios substituíram o segundo caractere por outro de valor ses, possivelmente indicando sua pronúncia. Radau (Early Babylonian History, 236) identifica Susã (Susã) com a Sasa do rei babilônico Kuri-galzu (século 14 a.C., se for o primeiro desse nome), que dedicou à deusa babilônica Ninlil uma inscrição de um certo Siatu, o qual, em data anterior, a havia dedicado a Ishtar pela vida do rei babilônico Dungi (cerca de 2500 a.C.).
2. As Ruínas: A superfície ainda coberta de ruínas tem cerca de 2.000 hectares (4.940 acres), embora isso seja apenas uma fração comparado com a extensão antiga da cidade, estimada entre 12.000 e 15.000 hectares (29.640-37.000 acres). Ainda assim, a extensão de Susã era pequena se comparada com Nínive e Babilônia.
Apoie Nosso Trabalho
Faça agora uma contribuição para que possamos continuar espalhando a palavra de Deus. Clique no botão abaixo:
As ruínas são divididas pelos exploradores franceses em quatro áreas:
(1) O monte da Cidadela (Oeste), do período aquemênida (século 5 a.C.), com cerca de 1.476 por 820 pés (aproximadamente 450 por 250 metros), dominando a planície (altura de cerca de 124 pés, ou 38 metros).
(2) A Cidade Real, a leste da Cidadela, composta de duas partes: a Apadana (Nordeste) e uma área quase triangular que se estende para o leste e para o sul. Nela estão os restos do palácio de Dario e de seus sucessores, ocupando pouco mais de 123 acres (cerca de 50 hectares).
O palácio propriamente dito e a sala do trono ficavam separados do restante dos edifícios oficiais.
(3) A Cidade, ocupada por artesãos, mercadores etc.
(4) O distrito na margem direita, igualmente habitado. Nos tempos antigos, ele se estendia por toda a planície inferior, entre o Shaour e o Kerkha.
Além desses, havia muitas ruínas isoladas, e os subúrbios continham diversas aldeias e construções separadas.
3. A “Cidade Real”, a “Cidadela” e as Ruínas Nelas Encontradas: A maior parte das construções de Susã é do período persa.
Na parte norte da Cidade Real estão os restos da Apadana, o único grande monumento cujos vestígios foram encontrados ao nível do solo. A parte principal consistia em um grande salão de colunas, conhecido como a sala do trono de Artaxerxes Mnemon.
Ela substituiu uma estrutura anterior, construída por Dario, que foi destruída por um incêndio no tempo de Artaxerxes I. As colunas aparentemente tinham capitéis no estilo comum na Pérsia, com as partes dianteiras de dois touros ajoelhados, dorso a dorso. Na Cidadela parece ter existido um palácio construído por Xerxes, tendo sido encontrada ali a base de uma de suas colunas.
Tijolos com inscrições de antigos reis elamitas, e os alicerces de muros mais antigos, testemunham a antiguidade da ocupação dessa parte. Segundo os exploradores, essa era a porção da cidade reservada aos templos.
4. Os Monumentos Descobertos: O número de antiguidades importantes encontradas no local é considerável.
Entre os achados podem ser mencionados a estela triunfal de Naram-Sin, rei de Acade (terceiro-quarto milênio a.C.); as estatuetas do rei babilônico Dungi (cerca de 2360 a.C.); os relevos e inscrições do rei elamita Ba(?)-sa-Susinak (cerca de 2340 a.C.); o obelisco com as leis de Hamurabi da Babilônia inscritas; o baixo-relevo em bronze do rei elamita Sutruk-Nahhunte (cerca de 1120 a.C.), que levou da Babilônia as estelas de Naram-Sin e de Hamurabi acima mencionadas, junto com numerosos outros monumentos babilônicos; a estela de Adda-hamiti-In-Susnak, de data bem mais tardia, junto com numerosos outros objetos de arte e inscrições, um achado arqueológico preciosíssimo.
5. A Descrição da Cidade por Assurbanipal: Susã passou por muitas crises graves, sendo uma das mais severas a sua captura e destruição pelos exércitos do rei assírio Assurbanipal, por volta de 640 a.C. Segundo o relato dele, o zigurate ou torre-templo de Susã foi construído com tijolos esmaltados que imitavam lápis-lazúli, e era adornado com pináculos de bronze brilhante. O deus da cidade era Susinak, que habitava em um lugar secreto, e ninguém jamais viu a forma de sua divindade.
Lagamaru (Laomer) e outras cinco divindades da cidade eram adoradas somente pelos reis, e suas imagens, junto com as de mais 12 (adoradas pelo povo), foram levadas como despojo para a Assíria. Touros alados e gênios adornavam os templos de Susã, e figuras de touros selvagens protegiam as entradas de seus santuários.
Outras coisas dignas de nota eram os bosques sagrados, nos quais nenhum estrangeiro tinha permissão de entrar, e os locais de sepultamento dos reis elamitas. Depois de se recuperar do golpe infligido pelos assírios, Susã acabou recuperando sua antiga importância e, como residência de verão dos reis persas, tornou-se a morada de Assuero e da rainha Ester (Neemias 1.1; Ester 1.2; Ester 1.5; Ester 2.3; Ester 3.15; Ester 9.11; Daniel 8.2).
Veja Perrot et Chipiez, Histoire de l’art dans l’antiquite, volume V, Perse, 1890; de Morgan, Delegation en Perse (Memoires), 1900, etc.; Histoire et travaux de la delegation en Perse, 1905; o artigo “Elamitas” em Hastings ERE; o artigo ELAM nesta obra.
Apoie Nosso Trabalho
Faça agora uma contribuição para que possamos continuar espalhando a palavra de Deus. Clique no botão abaixo: